menu close menu

Vencedores do V Concurso de Fotografias – De bem com Deus

Os Monges da Trindade juntamente com a Fundação Cultural Paschoal Andreta, Círculo Ítalo Brasileiro de Monte Sião e Colégio Monte-Sionense com apoio da Prefeitura Municipal de Monte Sião (SETUR) e o Conselho Municipal de Turismo de
Monte Sião (COMTUR), agradecem a todos os participantes do V Concurso de Fotografias – De Bem com Deus, com tema “Beleza Oculta”! A participação de vocês enriqueceram o concurso e admiraram a Comissão Julgadora que teve um difícil trabalho para selecionar apenas algumas fotografias. Obrigado! Parabéns!

 

Categorial Geral Colorida


 

 

1º Lugar- Contemplação

 

Fotógrafo: Wanderley Augusto Moreira Rocha (Wander Rocha)

Breve descrição: Fotografia feita em janeiro de 2018 na praia de Boa Viagem, Niterói, RJ. A posição de prece e exaltação do pequeno menino perante ao altar composto pela bela paisagem da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro nos dá uma certa esperança de dias melhores para esse belo, porém super maltratado estado. Esse pequeno pedaço do paraíso às vezes passa despercebido devido ao stress e correria do dia a dia. Fotografia veiculada na edição de abril da revista National Geographic.

 


 

 

2º Lugar- Fé

Fotógrafo: SÉRGIO LUIZ QUEIROZ SAMPAIO DA SILVEIRA

Descrição da Foto: A fotografia foi feita na igreja Bieta Giorgis (Casa de São Jorge), uma das principais relíquias do vilarejo de Lalibela, que é um importante centro de peregrinação de cristãos localizado no nordeste da Etiópia. Lalibela abriga onze igrejas talhadas em rochas no século XII. Esculpidas em pedras rosadas, de cima para baixo e de fora para dentro, com o teto abaixo do nível do solo, essas igrejas exibem uma extraordinária engenharia. Reza a lenda que os homens trabalhavam nas rochas de dia e os anjos continuavam o serviço à noite. Caminhando pelo interior da igreja Bieta Giorgis, me deparei com um menino que contemplava um pequeno altar montado em cima de uma cadeira. A beleza da cena imediatamente me encantou e fiz o registro fotográfico.

 


 

 

3º Lugar- Caminho das estrelas

Fotógrafa: ANDREA CUNHA MONACCI

Descrição da Foto: Essa técnica se chama STAR TRAIL – Caminho das estrelas.
Numa noite linda e muito fria, no Salar do Uyuni, Bolívia, Deus nos presenteou com esse céu maravilhoso, com estrelas que muitas vezes estão ocultas ou simplesmente deixamos de olhar para cima e admirar…
Quando a noite apaga a luz, Deus acende as estrelas!

 

 


 

 

4º Lugar- A inocência da felicidade

 

Fotógrafo: Felipe Almeida Borges

Descrição da Foto: No interior do estado do Pará, mais precisamente na cidade de Santarém, às margens do rio Tapajós, crianças brincam alegremente com a água, dentro de uma canoa.

 

 

 

 


 

 

5º Lugar- Uma luz que entra

 

Fotógrafa: Suzana Negrini Pires de Campos

Descrição da Foto: Esta foto foi tirada a 20 metros abaixo da terra, dentro de uma trinca no interior Antelope Canyon, no estado do Arizona, nos EUA. O contraste intenso entre luz e sombra foi surpreendente!

 

 

 

 


 

 

 

6º Lugar- Um novo nascer

 

Fotógrafo: Willian Soares Magalhães

Descrição da Foto: A foto retrata um nascimento. E este novo nascer traz uma nova esperança. Esperança de um futuro melhor, de vidas melhores, de tempos melhores. A cada nascimento, Deus nos dá a oportunidade de tentar novamente, do ser humano ser melhor!

 

 

 

 


 

 

7º Lugar- A última chama

 

 

Fotógrafo: FÁBIO SCAGLIONE DE TOLEDO DE LIMA

Descrição da Foto: Registro realizado na Basílica de N.S. Aparecida, onde chamou-me a atenção a pequenina e isolada vela, em meio a tantas. Fez-me refletir o motivo dela estar ali, só.

 

 


 

 

8º Lugar- Paz e plenitude em Cumuruxatiba

 

 

Fotógrafa: Camila Gonçalves

Descrição da Foto: Depois de uma tarde de silêncio e reflexão na praia em Areia Preta, em Cumuruxatiba, Bahia, fui agraciada por um pôr do sol lindo e de inúmeras nuances de cor. Meu fim de ano não poderia ser melhor: paz e plenitude!

 

 

 


 

 

9º Lugar- Muito além das estrelas

 

Fotógrafa: Magali Bastos Altomari de Souza

Descrição da Foto: Talvez a beleza oculta esteja em todos os lugares, basta ter sensibilidade e olhos para observar…
Basta observar a natureza, a beleza que o Criador nos preparou. Na foto, ela está oculta no escuro da noite, no silêncio, mas se estivermos num local de pouca luminosidade veremos as estrelas, a via láctea e o espaço …a criação!

 

 


 

 

10º Lugar- Quadro pintado por Deus

Fotógrafa: Janaína Rodrigues de Almeida

Descrição da Foto: Quando conseguimos parar alguns instantes para apreciar a nossa vida e tudo o que nos rodeia, é possível enxergar a beleza da natureza em um “quadro” esculpido naturalmente pelo caminhar de um simples vendedor na praia.
A beleza está por todos os lados, basta apenas apreciar os mais simples momentos!

 

 

 


 

Categorial Geral Preto e Branco

 

 

1º Lugar- O tempo

 

Fotógrafo: Eliseu Balduíno

Descrição da Foto: Fotografia de uma série que estou desenvolvendo sobre o tempo, a sua beleza e os mistérios ocultos em cada pessoa que transpassa nosso cotidiano.

 

 


 

 

2º Lugar- Projeto vidas de Barro

 

Fotógrafo: Márcio Rodrigo Caetano de Azevedo Lopes

Descrição da Foto: Materializar a arte através de simbologias que se traduzem em vasos, utensílios domésticos, imagens sacras, objetos de decoração, entre outras, constitui a rotina da comunidade de Maragogipinho, Distrito do Município de Aratuípe, no estado da Bahia. Considerado patrimônio cultural do Território de Identidade do Recôncavo da Bahia, Maragogipinho é considerada o maior centro cerâmico da América Latina.
Em uma das visitas à comunidade, pude conhecer o Sr. “Todi” (como gosta de ser chamado) e em
meio a um prazeroso bate-papo que estendemos numa manhã de sol, “cliquei” o seu trabalho, sem que ele percebesse, tão concentrado estava na produção da sua arte!.

 


 

 

3º Lugar- Botão de Lótus em meio à neblina

Fotógrafa: Dalva Couto

Descrição da Foto: Num amanhecer de Inverno, no Lago Maior do Parque das Águas, em Campinas-SP, coberto pela neblina, o Botão de Lótus, que tem o formato de um coração, surge na superfície da água.

 

 

 


 

 

4º Lugar- Filhos da misericórdia

 

Fotógrafo: Cleber Gellio da Silva

Descrição da Foto: Num barraco de madeira, em meio a extinta favela denominada “Cidade de Deus”, formada por falta de moradias em Campo Grande, uma professora dá aulas de reforço escolar às crianças carentes da comunidade. Sem a estrutura adequada, ela nos revela a beleza que há na alma!

 

 

 


 

 

5º Lugar- Impulso

 

Fotógrafa: Thais Dybax de Andrade

Descrição da Foto: Basta um piscar para que momentos incríveis aconteçam bem diante de nós! Estarmos atentos ou não é o que define se apreciaremos a beleza da vida que acontece ao nosso redor. Um gesto, uma paisagem, uma pessoa, um momento. Deus fez e preparou tudo isso para que possamos olhar, apreciar, gravar em nossa memória e até compartilharmos em forma de fotografia com o mundo!

 

 


 

 

6º Lugar- Viva a simplicidade

 

 

Fotógrafo: Joelington Rios 

Descrição da Foto: Dona Maria, 87 anos, é quilombola parteira e há 47 anos realiza partos em sua comunidade.

 

 

 


 

 

7º Lugar- Beleza que vem do coração

Fotógrafa: Carla Christiani da Silva

Descrição da Foto: A fotografia “Beleza que vem do coração” foi realizada em 2017, na Igreja Nossa Senhora Achiropita, em São Paulo.
O objetivo do registro foi demonstrar que o amor e a compaixão são sentimentos grandiosos, capazes de nos colocar no lugar do outro, sentir as suas dores e promover mudanças (mesmo que sejam internas). Esses sentimentos são incrivelmente belos!

 

 


 

8º Lugar- Amar é para sempre

Fotógrafa: Luciana Dornelas 

Descrição da Foto: Tive a alegria de fotografar a Senhora Alzira e o Senhor José, casados já há 57 anos. São um exemplo de que o amor prevalece, e o respeito mais ainda! Ela com 78 anos e Ele, 84 anos.
Todas as fotos foram feitas em PB.

Uma pequena prévia de uma entrevista feita aos dois por mim:

Eu: _ José, como é viver com essa mulher?
Ele: _ Sem essa mulher eu não vivo de jeito nenhum, ela é minha querida.
Eu: _ Alzira, e brigas têm?
Ela: _ Não, não somos de brigar não. No início do casamento é mais difícil, né? Tem uns desencontros, depois não, depois passa tudo e a gente fica só de bem!

 


 

 

9º Lugar- Cotidiano

 

Fotógrafo: Felipe Ferreira Pereira

Descrição da Foto: Seu Renato, no auge de seus quase 80 anos, sai para passear com sua bicicleta que possui há mais de 40 anos.

 

 

 

 


 

 

10º Lugar- Espelhos da alma

Fotógrafa: Soraia Míscoli Torres

Descrição das Foto:  Que serão esses rostos marcados,
Esses olhares tão gentis…
São reflexos de vidas e de lutas,
São histórias das lutas da vida,
São perfeitas em sua pura e doce calma …
São gente da nossa terra…
São Espelhos da Alma…

(Parte do poema “Espelhos da Alma” que ganhei de presente de minha amiga Andréia Meirelles)

 

 


Categorial Municipal

 

 

1º Lugar- Coração grato

 

 

 

Fotógrafa: Valquíria Tatiane Majoli

Descrição da foto: A gratidão é transformar o que temos em suficiente.

 

 

 

 


 

 

 

2º Lugar- Olhar

 

Fotógrafo: Willian Pieroni de Souza

Descrição da Foto: Imagine-se o rosto completo na complexidade da beleza oculta, das linhas côncavas e convexas de um tronco que já foi árvore frondosa, exuberante e repleta de vida!

 

 

 


 

 

3º Lugar- Carneirinhos de Deus

 

 

Fotógrafa: Josiele Aparecida Ramos 

Descrição da Foto: Esta foto foi tirada da minha casa, em um fim de tarde, aqui em Monte Sião.
Dei este nome à foto (Carneirinhos de Deus) porque quando eu era pequena, sempre que o céu estava assim, cheio de nuvens, lembro-me da minha avó dizer: ”Olha, o céu hoje está cheio de carneirinhos de Deus!”.

 

 

 


 

 

4º Lugar- Presente diário

 

 

Fotógrafa: Valquíria Tatiane Majoli

Descrição da Foto:  O coração grato enxerga e celebra, mesmo atrás dos obstáculos diários, o presente que Deus nos dá, que é cada amanhecer com infinitas possibilidades de recomeços e vitórias!

 

 

 

 


 

 

 

5º Lugar: Presente da Vida

 

Fotógrafa: Valquíria Tatiane Majoli

Descrição da Foto:  Gratidão é reconhecer que a vida é um presente!

 

 

 

 


 

 

6º Lugar- Criação

 

Fotógrafo: Willian Pieroni de Souza

Descrição da Foto: O contemporâneo muitas vezes nos obriga a não perceber as reais belezas que estão ao nosso redor. Pequenas e simples, elas são ocultas ao nosso olhar, mas quando descobertas, desperta-nos os encantamentos que Deus criou!

 

 


 

 

7º Lugar- Agradecer é o dom da vida plena

 

 

Fotógrafa: Valquíria Tatiane Majoli

Descrição da Foto: A vida fica melhor quando paramos de lamentar pelo que não temos e começamos agradecer pelo que já ganhamos!

 

 

 

 


 

 

8º Lugar- Janela lateral

 

 

 

Fotógrafa: Aline Marinho da Silva 

Descrição da foto:  Durante um dia duro de trabalho, Deus nos presenteia com momentos impecáveis, para nos mostrar que Ele está sempre por perto! Seja num sorriso, num abraço ou em uma janela lateral.

 

 


 

 

 

9º Lugar- Bênção ao final do dia!

 

 

 

Fotógrafa: Aline Marinho da Silva 

Descrição da Foto:  Cada amanhecer é uma dádiva concedida a nós por Deus, que nos permite viver um novo dia, recomeçar… E, ao entardecer, Deus derrama bênçãos sobre nós e nos enche do Espírito Santo. Com a sensibilidade necessária, podemos não só senti-las, mas também vê-las!

 

 


 

 

10º Lugar- A beleza da simplicidade

 

 

Fotógrafa: Fabíola de Oliveira Arantes 

Descrição da Foto: Não é preciso ir muito longe para desfrutar da beleza da vida. Na maioria das vezes, ela está em nosso dia a dia. Só precisamos ver com os olhos da gratidão.
Na foto está meu pai, fazendo o que ele mais gosta, que é estar junto da natureza e com os animais!

 

 


 

 

Left Menu Icon
Monges da Trindade