menu close menu

Trabalho

 

 

“Sendo pobres e por amor a eles, e conforme o exemplo dos nossos pais, trabalhem honestamente pelo pão quotidiano…” (Regra de Vida – MT)

“O abade distribua os trabalhos antes de tudo conforme a necessidade comum, mas também conforme a capacidade e a aptidão de cada monge. (…) Seja diligente, zeloso e esmerado. Não fuja do ofício penoso; saiba abraçar o mais árduo. (…) Auxiliem-se uns aos outros.” (Regra de Vida – MT)

 

 

Também nós, Monges da Trindade, conforme a antiga tradição monástica, vivemos do trabalho de nossas mãos.

 

Por meio dele, também estamos unidos a Jesus. Como família que nos constituímos, assim somos imagem da Sagrada Família: vivemos como Jesus, Nossa Senhora e São José que, ocultos em Nazaré, em seu lar, em sua carpintaria, na lida da casa, providenciam o pão de cada dia.

 

 

 

Desse modo, santificamos nossas ações comuns e damos sentido divino a cada atividade do nosso dia, contribuindo para o nosso sustento, para o bem desta Obra e da sociedade humana.

Pelo trabalho, estamos unidos também com todos os pobres do mundo, os que se sacrificam na vida, os que vivem do próprio trabalho e esperam, com as bênçãos de Deus, receber o fruto de suas mãos.

 

 

É por Deus e em Deus, por amor e com amor, que ofertamos os nossos dons e capacidades, nossos talentos, nosso tempo, nosso trabalho. Somos uma só família que faz tudo o que todos precisam e, no fim de cada dia, podemos ofertar o suor derramado, os cansaços e os desgastes. Mas dormimos felizes, porque podemos entregar a Deus, juntos, unidos, um dia inteiro vivido com vivacidade, garra, vitalidade e amor. E dormimos na espera de um descanso que nos recomponha para, no outro dia, continuarmos a dar a Deus cada pedaço da nossa vida pessoal e comunitária.

 

 

São muitos os nossos trabalhos! Além dos serviços gerais da casa e o cultivo da terra, utilizamos nossos dons e conhecimentos para fabricação de produtos, como: obras de arte (pinturas, esculturas, peças artesanais, pirografias, iluminuras, etc.); produtosde perfumaria e higiene (perfumes, cremes, sabonetes, etc.); roupas feitas em tricot; licores; alimentos (chocolates, trufas, pães, bolos, doces e geleias, hortaliças, peixes, entre outros). Tudo isso disponível em uma loja no próprio Mosteiro.

 

 

 

Temos a convicção profunda de que o que dá sentido ao que fazemos é o amor com o qual nos dedicamos em cada momento. Somos um só corpo, cada um exercendo a sua função na caridade, certos de que é por Ele que seremos julgados!

 

 

 

 

Monges da Trindade