menu close menu

Fundador

Pe. Ernani Maia dos Reis, fundador e prior dos Monges da Trindade,  de família profundamente cristã, é mineiro da cidade de Passos. Desde a mais tenra idade, demonstrou forte inclinação para a vida espiritual, fomentando uma intensa vida de oração. Aprofundou sua experiência e conhecimentos graças a um forte convívio de amizade com as Monjas Carmelitas Descalças do Carmelo São José de Passos, o que resultou em sua entrega total a Deus na Igreja. Já aos dezessete anos, ingressava na Ordem dos Carmelitas Descalços, onde permaneceu até o ano de 1990.

 

Quando de seu retorno a Passos, logo após sair da Ordem Carmelitana, dedicou-se a várias atividades apostólicas, entre elas o grupo de espiritualidade teresiana para jovens, criado por ele em 1991 e conhecido como Soldados de Cristo.

 

Aos quatorze dias de fevereiro de 1994 funda uma comunidade monástica em Passos, os Monges da Trindade como são conhecidos. Desde 27 de julho de 2006, estão em Monte Sião-MG, no Mosteiro Santíssima Trindade.

 

Desejoso de partilhar com outros a maravilhosa experiência da vida de oração, escreveu no ano de 1996 o Caminho de Emaús – Um caminho de comunhão com Deus, que consta de 210 dias ou passos de oração que introduz o fiel nas vias da intimidade com Deus. Mais de oito mil pessoas já trilharam esse caminho sob a orientação dos Monges da Trindade.

 

É bacharel em Letras pela FESP/UEMG, de Passos – MG, em Filosofia e em Teologia pelo Instituto Teológico Salesiano Pio XI, em São Paulo, cuja tese de conclusão de curso, na área de Teologia Sistemática, foi “A oração e o autoconhecimento”, além de vários outros cursos de extensão: Psicologia Clínica, Transtornos de Personalidade, Teoria e Prática em Psicanálise, Psicopatologia da Infância e Adolescência, Sexualidade e Educação, Psicologia do Desenvolvimento. É Psicanalista pela Escola Paulista de Psicanálise.

 

Além dos 5 volumes do “Caminho de Emaús”, escreveu o “Encontro com a Felicidade”, “Indulgências – esse tesouro é seu”, bem como outros livros de espiritualidade: “Em busca de Deus” e “Cartas de Comunhão” vol1 e vol2, sendo estes para os Monges da Trindade.

 

Foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 2009, no Santuário da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, de Monte Sião/MG, pelas mãos do Arcebispo Metropolitano D. Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, OPraem.

 

 

Monges da Trindade