menu close menu

Caminho de Emaús

São 210 dias de exercícios espirituais que conduzem a pessoa a uma íntima e intensa comunhão com Deus. Semanalmente, os “caminhantes” se reúnem em grupos de partilha da oração individual feita durante a semana, para terem a orientação de um monge ou monja experiente.

Você já tinha ouvido falar do Caminho de Emaús? É o nosso trabalho mais importante. Faça essa experiência, pois as graças são incontáveis! Você experimentará o amor de Deus e seu coração encontrará vida, paz e alegria jamais sentidas. A partir da sua intimidade com Jesus, tudo ganhará novo sentido e você será uma nova pessoa. Caso você já tenha uma caminhada na vida de oração, terá um aprofundamento na sua comunhão com Deus e no autoconhecimento.

 

O que é o Caminho de Emaús?

É uma iniciação à vida de oração para ajudar você a aprofundar o seu conhecimento e a sua intimidade com Deus.

 

Quanto tempo dura o Caminho de Emaús?

Compõe-se de 30 semanas, cada uma com um tema, divididas em três etapas. São, portanto, 210 passos ou dias, onde você, sendo auxiliado pelo livro do Caminho de Emaús, é convidado(a) a se colocar na presença de Deus em oração pessoal.

 

O que é a oração pessoal proposta pelo Caminho de Emaús?

É um momento de diálogo com Deus, inspirado num texto bíblico sugerido em cada passo diário proposto pelo Caminho de Emaús.

 

Quem pode fazer o Caminho de Emaús?

Qualquer pessoa pode fazê-lo, desde que se disponha verdadeiramente e tenha atingido uma idade que permita boa compreensão do processo.

 

Quais as exigências para se fazer o Caminho de Emaús?

Você deve ter a disposição de reservar uma hora a cada dia para o cumprimento de cada passo de oração, e a frequência e disposição para a participação das reuniões de partilha semanal.

 

Como acontecem as reuniões dos grupos de Caminho de Emaús?

São reuniões simples, chamadas de “reuniões de partilha”, onde são colhidos os frutos da semana de oração e reflexão. Nelas, o “caminhante” fala da sua experiência na oração da semana, se enriquece com a experiência dos demais membros do grupo, e o orientador, um monge ou uma monja, responde as dúvidas que ficaram, auxiliando-o para que haja um maior aproveitamento. Por isso, a partilha é tão importante num grupo de Caminho de Emaús.

 

Existe algum custo para participar do Caminho de Emaús?

Pedimos uma contribuição mensal que auxilia nosso Mosteiro. Além disso, a pessoa deve adquirir 5 livros, onde encontrará a orientação de todo o processo.

 

Quais os efeitos do Caminho de Emaús na vida da pessoa?

Conforme os inúmeros depoimentos daqueles que já fizeram o Caminho de Emaús, alcançam um maior conhecimento e intimidade com Deus, um maior conhecimento da Bíblia, um maior crescimento na liberdade e na felicidade através do autoconhecimento. São inúmeras pessoas que já adentraram por esta via de oração e tiveram suas vidas transformadas.

 

CAMINHO DE EMAÚS:

3 etapas em 5 volumes

 

1ª etapa:

O reconhecimento do amor: Você é convidado(a) a perceber o quanto é amado(a) por Deus e o quanto pode confiar n’Ele, o que desperta a sua sede e o seu desejo de Deus. Duração: 4 semanas.

 

2ª etapa:

A nova vida: Você é convidado(a) a abraçar uma nova vida que, conforme as orientações de Deus, torna-o(a) mais livre e feliz. Duração: 7 semanas.

Autoconhecimento: A pessoa é convidada a mergulhar no conhecimento de si mesma. Duração: 8 semanas.

 

3ª etapa:

Conformação com Cristo: Você é chamado(a) a se assemelhar à humanidade de Jesus Cristo através da meditação de Sua vida. Duração: 5 semanas.

Ao Pai, por Jesus, no Espírito Santo: Essa etapa conclui todo o processo, aprofundando aspectos essenciais da fé e da vida cristã. Duração: 6 semanas.

 

 

 

         “O Caminho de Emaús é, antes de tudo, um roteiro de oração, rigoroso e bem estudado. Pega-nos pela mão onde nos encontramos, talvez ignorantes ou mal informados do que é a oração, e através de recomendações precisas, nos conduz ao coração desta atividade humana…”  (Prof. Francisco A. C. Catão, doutor em teologia pela Universidade de Strasbourg, na França, e professor de teologia no Instituto Pio XI, São Paulo).

 

Left Menu Icon
Monges da Trindade