menu close menu

Brasão

 

O Brasão dos Monges da Trindade

 

A espada. A espada simboliza a Palavra de Deus, única Regra do monge, como também o combate espiritual que ele é chamado a travar.

 

O Escudo. Em vermelho esquartelado em ouro; as cores simbolizam o carisma dos Monges da Trindade: o ouro, o mais nobre dos metais, a comunhão com Deus; o vermelho, que simboliza o ardor da caridade, a comunhão fraterna.

 

A Cruz central. Simboliza a centralidade absoluta de Cristo no coração e na vida do monge. A cor preta representa a humildade que deve transpassar toda a vida monástica.

 

Os três anéis.  Antiquíssimo símbolo da Trindade.

 

A lamparina. De ouro, acesa, é símbolo da vida de oração.

 

As estrelas. As onze estrelas de prata em círculo, em torno de uma estrela maior, simbolizam a vida fraterna. A cor prata é a cor da alegria. Assim, é na vida fraterna que o monge vive a alegria cotidiana, dom do Espírito. Cada estrela pequena possui sete pontas que simbolizam a busca da perfeição na caridade, para a qual todo monge é chamado. Estão ao redor de uma estrela maior, representação da unidade fraterna em torno do Abade, simbolizando o amor filial que cada monge deve dedicar ao seu pai espiritual. A estrela central, com onze pontas, simboliza a sabedoria e o amor que o abade deve doar a seus filhos. Por fim, o símbolo alude à história de fundação dos Monges da Trindade: os co-fundadores ao redor do fundador.

 

A Flor-de-lis. Em azul, símbolo da realeza e da pureza, representa a Virgem Maria, mãe e refúgio seguro dos monges da Trindade, sua fortaleza contra as tentações, modelo de oração, obediência e conformidade a vontade de Deus. O azul, que também alude ao manto da Virgem, a quem os Monges são especialmente consagrados.

 

O mote. A flâmula, na base do brasão, traz escrito em latim: “UT OMNES UNUM SINT”“Que todos sejam um” (Jo 17, 21). Os monges da Trindade confiam que esta oração de Jesus ao Pai haverá de se concretizar na comunidade de irmãos, tendo um só coração e uma só alma.

Monges da Trindade